sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

pequeno desabafo


Antes de ingressar na FFLCH para fazer o meu curso de Letras, muita coisa me passou pela cabeça. Primeiro eu passei o ano inteiro do cursinho mudando de ideia a respeito de qual curso eu iria prestar. Bom, tecnicamente eu eliminei exatas e biológicas, então eu tinha todos os cursos de humanas pra mudar de ideia. Meu pai eliminou Música pra mim, então eu acabei eliminando Direito por ser o que ele queria.
Assim, em um ano eu me imaginei em tudo. Psicologia, Artes Cênicas, Relações Internacionais, Audiovisual... Acabei indo parar nas Letras.
O primeiro contato que tive com os veteranos, uma garota me disse que eu deveria estar pronta para ter a minha mente aberta e todos os meus conceitos pré definidos serem arrancados de dentro da minha cabeça. Todas as minhas crenças. Tudo em que eu acreditava seria moldado novamente. Claro que não acreditei, mas fiquei um tanto receosa.
Os seis anos em que eu estudei naquele lugar foram pavorosos. Eu não conseguia me dar bem no curso, me achava a pessoa mais burra do mundo. Fiz grandes amigas no primeiro ano e acabei ficando sem nenhuma no segundo, não sei bem o motivo. Só sei que no terceiro ano eu era a aluna mais triste e solitária daquele lugar. Consegui conservar bem as minhas crenças, talvez por isso tinha tanta gente afastada de mim.
Eu não gostava dos professores, não gostava das matérias, e achava tudo aquilo uma perda de tempo.
Concomitante com minha vida social, estava em cacos. Terminei um longo noivado, mudei de igreja, fiz novos amigos duvidosos... eu simplesmente estava perdida.
Para completar todo o caos dentro de mim, resolvi fazer Moda. Nunca tinha me imaginado nessa área em toda minha vida, mas foi o que fiz. Prestei e passei no curso técnico, e comecei a estudar. Fiz amigas, perdi amigas. O ciclo se perpetuava.
Apesar de estar curtindo muito, eu não me dava bem. Nem me encaixava. Acabei largando e fui fazer faculdade de moda. Durei um semestre, mas aquilo não era pra mim. Voltei pra Letras.
No ultimo ano consegui estabelecer amizades, o que foi muito bom. Mas só ali, no finalzinho do curso, que aconteceu.
Meus conceitos, minhas crenças. Tudo se tornou dúbio. E algumas coisas se tornaram certas - coisas que a maioria das pessoas não vê.
Hoje faço Direito e estou apaixonada pelo que faço. Gosto do curso, gosto da matéria, gosto da perspectiva do futuro. Vou muito bem nas aulas e consigo me relacionar bem.
Mas não consigo mais me achar dentro da igreja.
Parece que algo mudou aqui dentro.
Pior que no fim de tudo, eu me sinto muito mais lúcida.