sexta-feira, 3 de setembro de 2010



... e então a menininha olhou pra mim, com aqueles olhinhos de amendoim, e perguntou: então você o ama? Eu amava, claro que amava. Então ela perguntou: porque você tem tanto medo? aquela pergunta me pegou desprevenida.. olhei pra ela e disse, sinceramente: eu não sei... acho que o amor me assusta. Mas assusta porque? ela indagou novamente, observando minha expressão triste. Eu acho que tenho medo de perder quem eu amo, afinal. Ela ficou em silêncio.. olhou pra mim por alguns instântes, então disse: o amor então é mau? Não, eu disse rindo, claro que não é mau. Ela olhou e disse: mas machuca, não é? Não é que machuca, tentava eu acalma-la, o fato é que você fica meio dependente da pessoa. E isso é ruim? ela perguntou mais uma vez. Não, depender de alguém não é ruim. Você mesma depende de seus pais pra te dar comida, roupa e dinheiro.. o problema no amor é que passamos a depender de quem amamos com tanta voracidade, que um minuto longe já nos deixa perturbados. Igual o tio quando fica sem beber? Isso, eu disse rindo, isso mesmo. O problema é que se essa pessoa que tanto amamos nos deixa, perdemos um pedaço de nós, e nunca mais nos sentimos inteiras novamente. Por isso temos cuidado ao amar, por isso temos tanto medo. Você não tem medo do escuro? É como se sua bebida estivesse dentro do quarto escuro, e você precisasse enfrenta-lo pra poder beber. ... Ahh, disse ela por fim. Então ficou a pensar, por alguns minutos. Depois, olhou pra mim e disse: mas, você agindo assim, com medo, se ele te deixar, você vai ficar bem? Eu parei pra pensar. Não, não vou ficar bem. Então de nada adiantou você ter medo, você vai sofrer da mesma maneira, né? É, eu acho que sim. ... Eu entendi, obrigada. Quando eu crescer vou tomar muito cuidado pra não amar ninguém com medo, porque não vai adiantar nada, né. Acho que nem vou beber dessa coisa de amor, e se beber, vou logo entrar no quarto escuro. Ela me deu um beijo, e foi pro quarto brincar com suas bonecas. E eu fiquei ali, olhando pro nada, com meio copo de água na mão, tentando, com dificuldade, respirar...