sábado, 21 de março de 2020

O que o Corona Vírus pode nos ensinar...

Estou vivendo essa quarentena junto com duas disciplinas de uma pós-graduação da UFABC maravilhosa. As disciplinas são Cosmologia e Ciência e Meio Ambiente. Assim, não consigo deixar de associar as reflexões das disciplinas com o que estamos vivendo.
Em primeiro ponto, eu observei a beleza do nosso Universo:

E ali no meio, o nosso planeta Terra... e ele precisa de ajuda! É como se o ser humano fosse uma doença e o planeta estivesse ativado a fase de anticorpos pra nos expulsar. É triste, porém a natureza tem tido um respiro de toda a ação humana.
Os canais de Veneza estão limpos:
Resultado de imagem para veneza limpa

Enquanto isso, milhares de pessoas morrem. E isso é muito triste. Esse é o nosso lar. Nós não temos outro lar. O que podemos fazer para salvar o nosso planeta? A resposta é simples. Vamos cuidar uns dos outros. Vamos cuidar do meio ambiente. 
Quantos animais morrem e sofrem para que nós nos alimentemos de seus corpos? Quantas regiões são destruídas diariamente em nome do dinheiro. O capitalismo ainda tem espaço nas nossas vidas? 
E o que podemos fazer nessa crise de Corona? Levar a sério. Ficar em casa, se possível. Tomar todos os cuidados a quem tiver que sair. Ajudar aos outros. Não comprar tudo no mercado. Pensar nas pessoas que ainda não receberam e não puderam reabastecer suas dispensas. Cuidar dos nossos idosos. Das nossas crianças. Das nossas pessoas. 
Há cem anos, em 1918, ocorreu uma Pandemia que matou cerca de quarenta mil pessoas. Vivemos uma crise do Corona em 2020 e já morreram mais de 11 mil pessoas. O que podemos fazer para que esse número não ultrapasse o da Gripe Espanhola?
Acreditar nessa doença, que foi descrita por médicos não como uma gripe, mas como uma pneumonia. Ficar de quarentena, ajudar uns aos outros. Pedir a Deus proteção, mas fazer a nossa parte. Esqueçam as pequenas coisas, e cuidem uns dos outros. E do planeta. Quando essa crise acabar, que nós possamos perceber que o meio ambiente precisa de cuidados e que nós possamos abdicar de desejos fúteis plantados pelo capitalismo e cuidar de tudo que nos ajuda a ficar aqui.

E eu desejo muita força pra você!